Translate

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Jogos Olímpicos - Rio 2016... porque não???

Hoje, dia de cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos é tempo de esclarecer algumas coisas que não ficaram bem claras.
Vou começar pelo fim, como é do conhecimento de todos não fui convocado para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Estava pré-convocado e confiante que seria um dos selecionados para representar Portugal, foi uma desilusão grande para mim.
Quero agradecer aqui publicamente, do fundo do coração sem enumerar ninguém, pois são muitas, a todas as pessoas que me apoiaram ao longo da minha carreira e alimentaram o meu sonho ao caminharem ao meu lado, em especial à minha família, equipa e todos os patrocinadores.



A minha posição é clara, não concordo com a convocatória realizada, eu tinha condições para estar entre os dois atletas selecionados.
Desde o início da qualificação até ao final, nunca foram comunicados quais seriam os critérios a utilizar na hora da convocatória final.  Aqui está o primeiro erro, se não há nenhum critério especifico para esta convocatória, é porque funciona como todas as outras, e serão selecionados aqueles que estão em melhores condições de representar o país, tendo em conta as competições recentes.
Isto seria o normal, e aquilo que aconteceu em todos os países, excepto no nosso, onde foi tido em conta o número de pontos que cada atleta somou ao longo dos dois anos de qualificação. Feitas as contas, (agora que sei o critério), fiquei de fora por 152 pontos no somatório dos dois anos, ao ser o terceiro atleta com mais pontos.
A convocatória nunca poderia ter sido feita desta forma, houve um calendário diferenciado para os atletas que estavam pré-selecionados. A Federação levou o David Rosa a correr ao Brasil uma SHC onde estão 160 pontos em disputa, levou o Tiago Ferreira à Bélgica correr uma S1 onde estão 120 pontos em disputa. Como é que eu iria chegar ao fim da qualificação com mais pontos??? Estava numa luta desigual e não sabia. Parece-me claro que este argumento do "vai quem somou mais pontos" não é válido nestas condições.
Então como devia ser feita a convocatória, na inexistência de critérios claros de inicio, temos duas vagas, quem são os dois atletas com melhores resultados?
Vamos a números, desde o inicio de 2016 até à Taça do Mundo de França(uma semana depois do término da qualificação e prova até onde era aceitável esticar a convocatória) os pontos acumulados em corridas de xco estavam assim:
  • Mário: 228 pontos
  • David: 217 pontos
  • Ricardo: 38 pontos
  • Tiago: 30 pontos
Deste ponto de vista estava claro que tinha lugar nesta convocatória, para além deste números era a esta altura o atleta com mais vitórias em Portugal do ano.
Por outro lado e se analisarmos os resultados em Taça do Mundo:

  • Mário: 38º lugar - La Bresse
  • David: 41º lugar - Albstadt
  • Tiago: não tem
  • Ricardo: não tem
Como se não bastasse ser o atleta com mais vitórias em Portugal, ser o atleta que somou mais pontos em XCO até LaBresse, era também o atleta com melhor resultado em Taça do Mundo este ano.
Quem acompanhou sabe que eu merecia esta convocatória, quem não acompanhou e apenas leu o que foi publicado pela Federação, e copiado pelos demais a circular pela internet, fica agora a perceber que eu merecia estar nestes Jogos.
Infelizmente todos estes números não chegaram, falhei assim o grande objectivo da minha temporada e agora que começam os Jogos é uma tristeza muito grande não estar lá.
Não sei se vou ter outra oportunidade, em 2012 este sonho passou a objectivo para 2016, agora para 2020...sinceramente não sei!
Ver todo o meu investimento nestes últimos anos recompensado desta forma marca sem dúvida o momento mais triste da minha carreira.

Boas pedaladas,

Mário Costa

3 comentários:

  1. Grande Mário Costa a mostrar que os têm no sitio e com toda a razão a mostrar de forma bem clara os compradios que reinam naquela Federação...

    ResponderEliminar
  2. Se ja te admirava agora passo a idolaterar-te,nao desistas porque um dia a justiça será feita!Abraço campeão!

    ResponderEliminar
  3. Porque será que vocês têm tanta raiva ao David Rosa e ao Tiago Ferreira?
    Será de andarem fartos de comerem o pó deles???
    Desejo-vos de coração que cresçam como desportistas, mas mais ainda como homens!

    ResponderEliminar